top of page
EARTHY-Horizontal-01.jpg

Minha abordagem

Você já ouviu falar sobre a psicologia histórico-cultural? Aqui te conto um pouco sobre a teoria que utilizo durante os atendimentos.

Abordagem

Atendimento psicológico pautado na psicologia histórico-cultural.

Processo terapêutico

Espaço de escuta, acolhimento, formação de consciência e autonomia.

Estrutura dos atendimentos

Semanais, com duração de 50 minutos, presenciais ou on-line.

Como funciona o processo terapêutico?

Em meu trabalho, seguindo os pressupostos da psicologia histórico-cultural, compreendo o psiquismo humano como um fenômeno socialmente formado e, por isso, passível de transformação.

No trabalho clínico, busco realizar uma profunda investigação sobre a pessoa atendida, compreendendo aspectos múltiplos de sua história que abarcam tanto aspectos específicos de sua experiência pessoal como relações, vivências, crenças e valores; quanto aspectos sociais mais amplos - e intrinsecamente ligados ao seu desenvolvimento - como classe social, gênero e raça. Na psicoterapia, realizamos juntos um processo de compreensão das demandas e questões a serem trabalhadas. Estas podem apontar para sentimentos e emoções específicos, momentos de vida, relações, necessidades e desejos ainda não realizados, ou qualquer outro assunto que seja pertinente.

Em um espaço de acolhimento e reflexão, as sessões acontecem semanalmente, com duração de 50 minutos. As questões trazidas são trabalhadas de forma dialogada e por meio de atividades em que fazemos uso de ferramentas capazes de facilitar o processo de expressão, contribuindo para a construção de outras formas de pensamento e de conduta.

O processo terapêutico não tem um período fixo de duração: seu tempo varia conforme as necessidades de cada pessoa. No entanto, o objetivo do processo terapêutico está sempre ligado a construir autonomia da pessoa atendida em sua vida e relações.

Com base nessa perspectiva, construo um espaço terapêutico que acolhe e escuta, mas que também questiona e busca compreender as origens do sofrimento e suas condições de existência. Nesse encontro, busco abrir frestas para imaginar e criar formas de vida mais humanas, mais coletivas e mais conscientes. 

EARTHY-Horizontal-07.jpg

Que tal tirar suas dúvidas?

Fique a vontade para falar comigo nestes canais. Posso tirar dúvidas e, se desejar, podemos marcar sua primeira sessão.

bottom of page