
Psi. Amanda Ramalho

Minha história
Meu interesse por trabalhar com atendimento psicológico clínico para crianças, adolescentes e adultos surgiu ainda na faculdade. Entre 2018 e 2020, participei de grupos de extensão e pesquisa ligados à educação, em que tive contato sistemático com a psicologia histórico-cultural. Embora tenha tido a oportunidade de me aprofundar na compreensão sobre o desenvolvimento humano, a possibilidade de trabalhar na área da saúde ainda parecia distante.
Foi no ano de 2021 que ingressei nas primeiras discussões sobre saúde mental a partir de um grupo de estudos que pensava a atenção psicossocial. Nele, conheci modos alternativos de trabalhar, indo na contramão de diagnósticos apressados, que individualizam e medicalizam o sofrimento.
Entre 2022 e 2023, tive oportunidade de qualificar minha prática como psicóloga a partir do Estágio Supervisionado em Psicologia Clínica, realizado na clínica-escola da Unesp/Bauru, e do Estágio Supervisionado em Psicologia Social, realizado em um CAPS II. Essas experiências transformaram minha maneira de compreender o cuidado e os processos de desenvolvimento, considerando tanto as particularidades de cada fase da vida quanto os desafios impostos pelos contextos sociais.
Desde então, tenho trabalhado com a saúde mental a partir dos atendimentos psicológicos e grupos terapêuticos que realizo, bem como a partir de discussões educativas sobre a relação entre saúde e adoecimento psíquico com adolescentes, pais e professores.
Ainda que tenha traçado um caminho específico na atenção psicossocial, a relação com as crianças e a educação escolar iniciada em 2018 permanece constituindo meu caminho profissional e acadêmico.
Atualmente sou mestranda no programa de Pós-graduação em Educação Escolar (UNESP/Araraquara), no qual pesquiso a brincadeira e o desenvolvimento infantil em articulação com a prática pedagógica. Além disso, realizo trabalhos com formação de professores e, na clínica, tenho como foco o atendimento de demandas ligadas à dificuldade de escolarização.
